Esta experiência funciona melhor no modo paisagem.
Prepare-se para subir de nível na sua manutenção.
0%

Detecção de descargas de corona e de descargas parciais de alta tensão

As descargas parciais podem causar diversos problemas graves e dispendiosos, desde falhas catastróficas dos equipamentos até arcos elétricos letais. A única maneira de evitar que isso aconteça é inspecionar regularmente e fazer a manutenção do equipamento corretamente. No entanto, quando os métodos predominantes de detecção variam desde usar fones de ouvido e ficar à escuta de sons muito débeis até forçar os olhos em pequenas telas para localizar problemas, enquanto está em zonas de risco, muitas vezes essa tarefa acaba negligenciada.

Colocar os técnicos em situações perigosas muitas vezes é motivo suficiente para abrir mão das rotinas de manutenção preventiva em isoladores, transformadores, linhas de transmissão de alta tensão, comutadores, entre outros. Em vez disso, é comum simplesmente substituir as unidades danificadas quando elas acabam quebrando, aceitando o custo dessas perdas desnecessárias e do consequente tempo de inatividade.

O que é ineficiente e caro, mas não precisaria ser.

Soluções

A detecção precoce sempre é fundamental para estender a vida útil dos equipamentos. Problemas significativos geralmente começam como problemas menores, que normalmente são reparáveis nos estágios iniciais. Sem rotinas de manutenção preventiva regulares e completas, esses problemas muitas vezes passarão despercebidos até que se tornem grandes demais para correção.

Com o Imageador Acústico de Precisão ii910 da Fluke, as rotinas de manutenção preventiva tonam-se finalmente viáveis e ficam ao seu alcance, prontas para prolongar a vida útil dos seus equipamentos e evitar paradas inesperadas.

Soluções tradicionais

  • Precisam de proximidade com áreas perigosas
  • Teste manual ponto a ponto
  • Relatórios manuais

Com o Fluke ii910

  • Mais seguro: fornece remotamente a localização visual dos pontos de descarga parcial
  • Varredura mais rápida e localização de encaixes defeituosos
  • Fornece dados avançados para análise
  • Captura fotos para facilitar a geração de relatórios visuais

Detecção precoce de descarga parcial

A faixa de frequência mais alta do Fluke ii910 permite a detecção antecipada de problemas de descarga parcial para facilitar o planejamento de manutenção precoce.  Uma pesquisa científica* mostrou que a frequência dos sinais de emissão acústica (em vários tipos de descarga parcial) costuma ficar entre 20 kHz e 110 kHz. Portanto, a maior capacidade de frequência do Fluke ii910 é útil para a detecção de descargas parciais.

Além disso, essa mesma pesquisa mostrou que “descarga superficial transferiu 95% da energia de onda acústica na faixa entre 48 kHz e 100 kHz. A frequência centroide foi de 78,6 kHz e a frequência de pico foi de 68,3 kHz”.

*Sikorski, W. (2019). Development of Acoustic Emission Sensor Optimized for Partial Discharge Monitoring in Power Transformers. Sensors, 19(8), 1865.

Analise descargas parciais e gere relatórios instantaneamente

Em cada Fluke ii910 há um modo PDQ que permite rastrear a gravidade das descargas detectadas, com o recurso de contagem estimada de pulsos, a contagem de descarga parcial. Você pode usar essas informações para facilmente gerar relatórios detalhados com análise de descargas parciais. Essa ferramenta de criação de relatórios usa um algoritmo avançado de IA para classificar diferentes tipos de descarga parcial, como descarga externa (descarga de arco elétrico/corona), descarga interna, descarga de rastreamento (superfície) e outras descargas. Você também pode gerar gráficos de análise de descarga exibindo a magnitude da descarga parcial em função dos graus de fase da frequência de tensão de alimentação escolhida. Esses recursos da ferramenta de criação de relatórios permitem economizar ainda mais tempo e divulgar informações entre técnicos, equipe de manutenção e gerentes com uma facilidade sem igual.

Segurança incomparável

Usando uma nova tecnologia revolucionária para isolar as frequências sonoras distintas de descargas parciais a uma distância incrivelmente segura de até 120 metros, os técnicos agora podem realizar inspeções abrangentes sem nenhuma preocupação com seu bem-estar pairando sobre eles. A partir da segurança do solo, bem afastados da zona de perigo, os técnicos agora podem apontar confortavelmente o dispositivo para o objeto e ver imediatamente onde a descarga parcial está ocorrendo, antes de se colocarem em situações potencialmente perigosas.

Fácil e eficiente

O ii910 utiliza a exclusiva tecnologia SoundMap para exibir visualmente as frequências sonoras detectadas na tela. Com isso, os possíveis problemas de descarga parcial tornam-se fáceis de identificar e documentar. Como tal, as inspeções com esses instrumentos reduzirão o tempo necessário para concluir as rotinas de manutenção para uma fração do que era antes.

Devido à natureza do dispositivo, o Fluke ii910 pode até detectar reflexos de sons, o que significa que você pode até identificar descargas parciais que ocorram fora da linha de visão, como em armários fechados. Locais altos e de difícil acesso também estão ao alcance de um técnico armado com um Fluke ii910, o que significa que as inspeções podem ser mais abrangentes do que nunca, ao mesmo tempo em que são mais rápidas do que os métodos tradicionais.

Treinamento mínimo necessário

O ii910 da Fluke não só parece – ele realmente é fácil de usar. O Fluke ii910 foi criado para que praticamente qualquer pessoa possa usá-lo com pouco ou nenhum treinamento. Basta ligar o dispositivo com um botão, selecionar a faixa de frequência e imediatamente começar a varredura da área, procurando descargas parciais. Depois de encontrar uma imagem preocupante de um som, você pode capturar uma foto ou vídeo para ser utilizado mais tarde, após fazer anotações de texto conforme desejado. Confira você mesmo na demonstração virtual em 360°.

Entre em contato