Sistemas de ar comprimido, gás e vácuo são a espinha dorsal de unidades fabris e instalações industriais. Eles são usados para acionar máquinas, ferramentas, robôs, lasers, sistemas de manuseio de produtos e muito mais.
Ainda assim, muitos sistemas de ar comprimido, gás e vácuo são afetados pelo desgaste e por práticas de manutenção inadequadas, que contribuem para o maior de todos os desperdícios: os vazamentos recorrentes. Esses vazamentos podem estar escondidos atrás de máquinas, nos pontos de conexão, nas tubulações fixas do teto ou em tubos trincados e mangueiras gastas. O desperdício se acumula rapidamente e pode até levar à paralisação dos equipamentos.
De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, um único vazamento de 3 mm (1/8 pol.) em uma tubulação de ar comprimido pode custar mais de US$ 2.500 por ano. O Departamento de Energia dos EUA estima que uma unidade fabril média nos EUA com manutenção inadequada pode desperdiçar 20% de sua capacidade total de produção de ar comprimido devido a vazamentos. O governo da Nova Zelândia, como parte do seu projeto de Meta de Sustentabilidade, estima que vazamentos no sistema podem representar de 30% a 50% da capacidade de um sistema de ar comprimido.
Vazamentos de ar causam perda de pressão no sistema e, para compensar essa perda de pressão, é comum que os operadores exagerem, adquirindo um compressor maior que o necessário, o que requer custos de capital consideráveis, além do aumento nos custos de energia.
Vazamentos no sistema também podem fazer com que equipamentos dependentes de ar falhem devido à baixa pressão do sistema. Isso pode levar a atrasos na produção, tempo de inatividade não planejado, problemas de qualidade, menor tempo de vida útil e aumento da manutenção devido ao constante acionamento desnecessário dos compressores.
A melhor maneira de ter controle sobre vazamentos de ar e vácuo em suas instalações é estabelecer uma rotina de manutenção preventiva. Inspeções regulares de suas instalações são essenciais para identificar vazamentos e corrigi-los antes de causarem problemas.
Os métodos tradicionais de detecção de vazamentos são demorados, ineficientes e extremamente limitados. Muitas empresas ainda optam pelos métodos de água com sabão ou escuta atenta, sendo que ambos são lentos e exigem a interrupção da produção durante a inspeção, resultando em perdas significativas por inatividade.
O Imageador Industrial Ultrassônico ii905 e o Imageador Acústico de Precisão ii915 da Fluke podem detectar vazamentos até 10 vezes mais rápido do que esses métodos tradicionais e não exigem nenhum treinamento especializado nem certificações para a sua operação.
É assim fácil mesmo.
Encontrar vazamentos na tubulação de ar comprimido é fácil… Se você puder ouvi-los. A maioria das pessoas não consegue ouvir vazamentos de ar comprimido em um ambiente completamente silencioso, muito menos no barulho de uma fábrica. Mesmo se você achar que ouviu um vazamento, precisará confirmá-lo, o que significa que precisa ser capaz de acessá-lo.
Com o ii905 e o ii915 da Fluke, é possível realizar inspeções completas de vazamentos durante operações contínuas. O conjunto integrado de microfones sensíveis do dispositivo foi projetado do zero para ser capaz de isolar as frequências distintas de vazamentos de ar comprimido e filtrar todos os ruídos de produção irrelevantes. Com o ii905/ii915 da Fluke em seu arsenal de manutenção, a paralisação dos equipamentos se torna uma coisa do passado.
Com uma distância de detecção de até 70 metros (ii905) ou 120 metros (ii915), nunca foi tão fácil localizar vazamentos mínimos. Em instalações com tubulações suspensas e máquinas grandes, a fonte dos vazamentos pode muitas vezes estar em áreas de difícil acesso ou inseguras. Em muitos casos, esses vazamentos permanecem ocultos por longos períodos, causando perdas invisíveis por muito mais tempo do que deveriam. Esses problemas simplesmente não existem com o ii905/ii915 da Fluke, que usa um SoundMap visual para mostrar instantaneamente onde os vazamentos estão ocorrendo, não importa onde estejam, sem que você saia da segurança do chão. Você pode até encontrar vários vazamentos na tela de uma só vez.
Todos sabemos que vazamentos não controlados resultam em custos invisíveis. No entanto, quantificá-los e documentá-los é um processo árduo. Com o modo LeakQ do ii905 e do ii915 da Fluke e o gerador de relatórios, os dados capturados com o dispositivo podem ser instantaneamente transformados em um relatório que analisa o porte dos vazamentos detectados e suas respectivas estimativas de custo. Agora você pode ver imediatamente o valor de cada rotina de manutenção realizada.
Ele cumpre o que promete. O ii905 e o ii915 da Fluke não só parecem – eles realmente são fáceis de usar. Em apenas alguns minutos, qualquer membro da sua equipe de manutenção poderá pegar esse dispositivo e começar a localizar vazamentos, sem precisar de nenhum treinamento. Confira você mesmo na demonstração virtual em 360°.